Agosto Lilás: conscientizar e previnir
O Centro Educacional Dom Bosco (CEDB), por meio do Serviço Social, realizou neste mês de agosto uma importante intervenção voltada para os aprendizes, jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Oratório, além das mães que participam da Tardezinha das Margaridas. A atividade integra a campanha Agosto Lilás, que tem como objetivo a conscientização e prevenção da violência contra a mulher.
A formação teve como foco informar e capacitar os participantes sobre as diversas formas de violência de gênero – desde a verbal e psicológica até a física e sexual. Ao longo do encontro, os jovens e mães foram incentivados a refletir sobre o respeito nas relações, a desconstrução de comportamentos tóxicos e abusivos e a importância de buscar ajuda diante de situações de violência.
Entre os objetivos da ação, destacam-se:
-
Promover o respeito mútuo e relações saudáveis;
-
Desmistificar comportamentos abusivos e ensinar a reconhecê-los em diferentes contextos;
-
Capacitar os participantes para saber como agir e a quem recorrer em casos de violência.
A iniciativa também está alinhada aos critérios do Selo UNICEF, reforçando o compromisso do CEDB com a proteção integral dos direitos das crianças, adolescentes e famílias.
Com ações como esta, o CEDB reafirma sua missão salesiana de educar para a vida e para o bem comum, formando jovens protagonistas e famílias conscientes para uma sociedade mais justa, solidária e livre de violência.

