Conheça quem somos e o que fazemos!
Os CEDBs são Obras Sociais Inseridas nas Comunidades que desenvolvem um intenso trabalho educativo-pastoral. Através de diversas iniciativas formativas, acompanhamento personalizado e uma série de experiências de agrupamento juvenil, ao longo do tempo, vão constituindo um Itinerário de Educação à fé. A educação salesiana traz em si o objetivo de acompanhar os jovens a partir de suas histórias e ajudá-los a construir o seu Projeto de Vida. Nesse sentido, educandos e educadores percorrem, juntos, um caminho educativo que privilegia a centralidade da pessoa e o seu processo de maturidade, no qual a fé tem um sentido libertador que leva a pessoa a se auto transcender e a sentir-se convidada a internalizar os valores.
A partir da condição de Educadores e Educadoras salesianos, comprometidos com a educação integral das crianças, adolescentes e jovens, os ambientes educativos procuram otimizar todos os recursos para que se possa tecer um sistema de valores humanos e cristãos. Esse princípio, vivenciado na prática educativa, é capaz de reformular, segundo as exigências da sociedade, o binômio “bons cristãos” e “honestos cidadãos”, concretizando assim, em cada casa salesiana, o legado de Valdocco e de Mornese.
Formando Bons cristãos e honestos cidadãos!
Missão
“Animar e Gerenciar a Missão Educativa com a Força do Carisma Salesiano de Dom Bosco”.
Visão
Ser uma Obra de Inclusão na Comunidade nas dimensões Educativo Pastoral.
Valores
1. Sistema Preventivo de Dom Bosco 2. Competência 3. Solidariedade 4. Ética 5. Fidelidade
A pastoral juvenil é a realização inculturada da missão educativa, dom carismático expresso na experiência de Dom Bosco, de Maria Domingas Mazzarello e na tradição do Instituto. É o modo típico de manifestar a atenção da Igreja para com as jovens gerações, para que Cristo cresça em seus corações e se comprometam em uma cidadania ativa.
A pastoral juvenil se coloca no horizonte eclesial do anúncio do evangelho da alegria e da dimensão social da evangelização (Cf Evangelii Gaudium n. 176-258) no mundo atual. Isto implica uma conversão pastoral que se realiza quando a comunidade educativa se põe na escuta da realidade, abre-se ao diálogo, torna-se disponível a reler a vida à luz do encontro com Jesus e descobre novamente “os jovens, nossa terra santa”. Conheça mais sobre a Pastoral Juvenil Salesiana: http://pastoral.rsb.org.br/
Desde as origens, Dom Bosco e Maria Domingas Mazzarello tiveram um cuidado especial com a formação. Todas as etapas da formação das Filhas de Maria Auxiliadora são pensadas para responder às necessidades que emergem do pluralismo dos contextos e de situações culturais que estamos vivendo. Na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida seguimos as orientações do Projeto Formativo e do âmbito da Formação para realizar as diferentes etapas formativas.Desde as origens, Dom Bosco e Maria Domingas Mazzarello tiveram um cuidado especial com a formação. Todas as etapas da formação das Filhas de Maria Auxiliadora são pensadas para responder às necessidades que emergem do pluralismo dos contextos e de situações culturais que estamos vivendo. Na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida seguimos as orientações do Projeto Formativo e do âmbito da Formação para realizar as diferentes etapas formativas.
Desde as origens do CEDB, tanto Dom Bosco, quanto Madre Mazzarello possuía a intuição de que a Comunicação é algo de extrema importância no processo de educação e evangelização.
Vivendo hoje, um contexto de grandes mudanças, em que as tecnologias da comunicação são elemento do cotidiano de praticamente todas as pessoas, é essencial pensar os processos de Comunicação. É neste sentido que se pode pensar para além dos meios, buscando sempre comunicar vida, esperança e alegria.
Diretor_presidente
padre Gilvan Galdino
ADM
Mario Claudio
Adm_financeiro
Maria Cristina
Setor Pessoal
Thays
Coordenadora Centro de Convivência
Magda Cardoso
Coord Pedagogica
Rafael Varela
(84) 3301-0780
Av. Guaratingueta, 715 CJ Gramore - Natal RN
dombosco@domboscogramore.com.br